A música ativa certas regiões do seu cérebro envolvidas no movimento, planejamento, atenção, aprendizagem e memória. Além disso, a música libera uma substância química chamada dopamina, que melhora seu humor e reduz a ansiedade. A dopamina também induz prazer, alegria e motivação.
A música estimula seu sistema imunológico, criando experiências emocionais positivas que resultam na secreção de hormônios que fortalecem o sistema imunológico. Ela permite que pacientes com lesões cerebrais graves recuperem memórias pessoais e também alivia a dor. Pacientes cirúrgicos que ouvem música antes, durante ou após os procedimentos mostram redução na dor, ansiedade e necessidade de analgésicos.
Quando os cirurgiões ouvem suas músicas favoritas, suas técnicas cirúrgicas e eficiência melhoram. A música ajuda na produção de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse. O cortisol aumenta o uso da glicose pelo cérebro, sua principal fonte de energia, e a disponibilidade de substâncias necessárias para reparar tecidos danificados.
A música que induz arrepios também aumenta o altruísmo nos humanos, tornando as pessoas mais gentis umas com as outras.
Se você é um músico que gosta de tocar um instrumento, seu cérebro disparará simetricamente quando você ouvir música, aumentando o tamanho do corpo caloso, a área que conecta os hemisférios esquerdo e direito do cérebro.
Uma música relaxante pode reduzir a pressão alta e ajudar pessoas que sofrem de enxaquecas e dores de cabeça crônicas, diminuindo a intensidade, frequência e duração das dores. Estudos revelam que ouvir música ajuda crianças com epilepsia, reduzindo o número de convulsões.
A musicoterapia pode prevenir o desenvolvimento de uma forma crônica de zumbido, melhorar a duração e a intensidade da concentração, e aumentar a eficiência na execução de tarefas repetitivas. Ouvir música clássica relaxante antes de dormir pode reduzir problemas de sono.
Crianças com TDAH têm melhor desempenho em matemática após ouvir música, e ouvir música durante uma prova de matemática pode melhorar o desempenho em 40%.
A musicoterapia durante o trabalho de parto pode reduzir a ansiedade e a dor pós-parto, aumentar a satisfação com o parto e diminuir as taxas de depressão pós-parto.
A terapia binaural é outra forma de tratamento que utiliza sons de diferentes frequências para estimular o cérebro. Ouvir batidas binaurais pode ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o humor e promover o relaxamento profundo. Essas batidas funcionam sincronizando as ondas cerebrais, levando a melhorias na concentração, no sono e até no desempenho cognitivo.